10 junho 2012

O coração agradece!


Diminua o consumo de sal nas refeições
Reduzir a quantidade de sal adicionado aos alimentos pode parecer uma tarefa difícil, mas é uma importante atitude para prevenir a hipertensão arterial.
Você já prestou atenção na quantidade de sal que acrescenta aos alimentos? O hábito de colocar mais sal no prato é comum para você? Se você respondeu sim, as duas perguntas, então atenção! Pequenos e aparentemente inofensivos hábitos como esses podem contribuir para o aumento da pressão arterial.
Um dos componentes do sal de cozinha é o sódio, mineral essencial para manter o equilíbrio de líquidos no corpo, mas quando consumido em excesso ocasiona um dos maiores problemas de saúde pública atuais e que tem contribuído com o aumento da incidência de infartos e AVE, a hipertensão arterial.
O consumo de sal de cozinha entre a população brasileira é duas vezes maior que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma colher de chá cheia, ou seja, aproximadamente 5 gramas de sal representa o recomendado para um dia inteiro! Vale lembrar que o sal dos alimentos industrializados também é incluído nesse cálculo.
Prove os alimentos antes de acrescentar mais sal ao prato. É comum usar o saleiro e adicionar mais sal aos alimentos, antes mesmo de prová-los simplesmente porque ele está em cima da mesa, o mesmo vale para os sachês. Por isso, retire o saleiro da mesa, assim você evitar salgar demais os alimentos.
Não diminua a quantidade de sal consumida de uma única vez, de forma radical. O ideal éreduzir gradualmente a adição de sal às preparações, desta forma o paladar se adaptará com mais facilidade e você em pouco tempo passará a sentir melhor o sabor dos alimentos e adição de sal não será mais tão necessária.
Acrescente temperos naturais às receitas. Ervas como salsa, manjericão, folhas de louro, hortelã, alecrim, orégano, tomilho, coentro, cebolinha, assim como os tradicionais alho, cebola, pimentas, ou ainda os exóticos curry, açafrão e páprica quando adicionados as receitas compõem sabores variados e agradáveis, deixando as preparações mais criativas e saborosas.
Muitos alimentos não contem o sal de cozinha entre seus ingredientes, mas o sódio está presente em altas concentrações. Reduzir o consumo de alimentos industrializadoscomo embutidos (mortadela, salame, presunto, salsicha), enlatados e conservas, sopas e macarrões instantâneos bem como caldos em tabletes e sachês. Além disso, alguns produtos tem entre seus componentes, aditivos formados também pelo sódio como glutamato de sódio, ciclamato de sódio e bicarbonato de sódio. Para conhecer a quantidade de sódio de cada alimento consulte as informações nutricionais presentes no rótulo dos alimentos.
Atualmente o acúmulo de atividades a serem realizadas diariamente nos força a escolher opções de refeições praticas e rápidas, o que justifica o aumento do consumo de fast food e produtos industrializados. Moderar o consumo de fast food e substituir o caldo em tabletes ou sachê por uma opção caseira também são importantes ações para reduzir o consumo de sal.
Para tornar sua alimentação ainda mais saudável não basta reduzir o consumo de calorias e gorduras é também importante moderar o consumo de sal. O coração agradece!

Ana Carolina Icó
Nutricionista Dieta & Saúde
CRN3: 34133/P
Fonte: Dieta e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário