12 março 2012

10.000 passos por dia


imagem google


Para entender a técnica dos 10.000 passos


A Técnica

Muita gente se pergunta se a caminhada é um bom método para emagrecer. Sim e não. Não é um bom método se a quantidade diária de caminhada for insuficiente para provocar um gasto calórico maior que a ingestão calórica do praticante. Sim, é um excelente método, desde que haja uma quantidade diária de passos igual ou superior a 10.000 e que a alimentação seja controlada e balanceada - preferencialmente supervisionada por um profissional da área de nutrição.

As dúvidas

A grande maioria das dúvidas giraram em torno de dois aspectos básicos:
1 - Mas tem que ser 10.000 passos para ter algum benefício?
2 - É preciso andar tudo de uma vez ou vale contar os passos dados durante o dia?
Para que a técnica dos 10.000 passos dê certo, o que se deve ter em mente é a conclusão das pesquisas referentes ao tema. Quanto mais ativo fisicamente, melhores são os índices de saúde e menor será a quantidade de gordura no corpo do indivíduo.

Quem não atingir a marca dos 10.000 passos também obterá benefícios à saúde e ao condicionamento físico e estes serão proporcionais à quantidade diária de caminhada.
Não precisa caminhar os 10.000 passos de uma única vez. Este é um fator-chave para a questão da caminhada e emagrecimento. O que importa é o número total atingido no final de cada dia. Até porque fica bem difícil dispor do tempo necessário para dar 10.000 passos de uma só vez.

Para alguém que tenha uma passada de exatamente 1 metro, serão necessários 10 quilômetros de caminhada para alcançar este número. Supondo uma velocidade média de 6km/h (em um passo acelerado) - o que equivale à uma sessão de uma hora e quarenta minutos.
Em outras palavras, serão poucas as pessoas com tempo disponível de praticamente duas horas para caminhar diariamente. Por outro lado, a mágica dos 10.000 passos pode acontecer. É só adotar uma estratégia de utilizar os diversos intervalos de tempo durante o dia - 15 minutos no almoço, 20 minutos esperando por alguém, mais 15 para tomar um café e por aí vai. Outra alternativa interessante é usar menos o carro. Porque, em alguns compromissos mais próximos, é possível ir à pé ou pelo menos estacionar o carro um pouco mais distante do local de destino.
Outra alternativa é aquele passeio com o cachorro, o que é para alguns, sacrifício, pode virar um benefício. Não fosse o cachorro, seria uma caminhada a menos no dia - ou calorias a mais acumuladas. O ideal é atingir um número igual ou superior a 10.000 passos por dia. E o importante é saber que cada passo (a mais) tem o seu valor no objetivo maior que é controlar o peso com saúde.

Fonte: Veja Online
Edição: F.C.
01.12.2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário