22 março 2012

Dia Mundial da Água

Dia-mundial-da-agua-2012

Para celebrar o Dia Mundial da Água, em 22 de março, a Organização das Nações Unidas costuma destacar a importância deste recurso sob diferentes perspectivas: em 2010, seu lema foi Água limpa para um mundo saudável, e em 2011, Água para as cidades. Em 2012, a data convida à reflexão sobre a relação entre a água e a produção de alimentos.
Considerando que há sete bilhões de habitantes no planeta e que este número chegará a nove bilhões em 2050, prestar atenção à forma como dispomos da água potável para a produção mundial de alimentos não é uma questão menor.
Embora um ser humano beba de dois a quatro litros de água por dia, seu consumo aumenta se levarmos em conta a água utilizada na produção dos alimentos que ingere: 15.000 litros por quilo de carne, 1.500 por quilo de trigo, segundo dados da ONU.
Nesta quinta-feira, 22 de março, a campanha One Drop incentiva todos a colocarem tais sugestões em prática e sugere um “almoço azul”:
-Mínimo de carne. Substitua por fontes alternativas, como legumes, nozes e ovos.
-Desperdício zero. Não descarte nenhum tipo de alimento durante todo o dia, preparando porções justas.
A campanha pretende enfatizar a importância de adotarmos o “almoço azul” não só em 22 de março, e ampliar a percepção sobre o desperdício de água quando jogamos comida fora, um hábito que devemos abandonar por completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário