11 outubro 2011

11 de Outubro - Dia Internacional de Combate à Obesidade

   
O 11 de Outubro foi instituído como Dia Mundial de Combate à Obesidade em 1997 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visando estimular as pessoas a optarem por atividades preventivas e saudáveis.

A obesidade é apontada pela OMS como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, por atingir 1 bilhão de pessoas. Além disso, responde como a 5ª causa de mortes em todo o mundo.
É ainda um fator de risco para doenças crônicas como a diabetes e hipertensão arterial, sendo
um problema cujo combate requer intervenção ativa e conjugada entre a população e especialistas de saúde pública, em aspectos preventivos relativamente à educação alimentar e à pratica constante de exercícios físicos.
Segundo especialistas, a obesidade é uma doença crônica, de difícil tratamento, que pode ser resultado de herança genética, fisiológica, sedentarismo, excesso de alimentos ou alimentação inadequada, devido a transtornos alimentares, fato que obriga aos profissionais de saúde a uma orientação mais pragmática na relação com o paciente, devido às complicações da doença.
O excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular cardiovasculares, diabetes, osteoartrite, ortopédicas, circulatórias, dermatológicas e respiratórias, alterando completamente a personalidade do indivíduo, sobretudo a sua auto-estima, por isso a importância de uma reflexão séria por parte de toda a sociedade sobre os danos da doença.
As principais mudanças a serem feitas como forma de prevenir a doença são a reeducação alimentar, aumento ou prática de atividade física e mudança no estilo de vida, incluindo aí as nossas crianças, que aprendendo a gostar do que é saudável acabam envolvendo os pais e todos se beneficiam.



Uma pessoa pode ser considerada obesa quando o Índice de Massa Corporal é igual ou superior a 30. No caso do sobrepeso, o índice é igual ou superior a 25. Para calcular é preciso dividir o peso (em quilos) pelo dobro da altura (em metros).


http://www.abeso.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário