30 dezembro 2011

Dia mundial da paz



No dia 1º de janeiro comemora-se o dia mundial da paz, data instituída por Sua Santidade, o Papa Paulo VI, em 08/12/1967, convocando todos os homens de bem a celebrar essa comemoração já a partir do dia primeiro do ano seguinte.
E os acontecimentos do ano de 1968 provaram a necessidade de um dia de reflexão sobre a Paz: 
Foi quando aconteceu a guerra do Vietnã, os assassinatos de Robert Kennedy e Martin Luther King, lutas da população civil contra os modelos autoritários de governo, onde no Brasil foi instituído o AI-5, pelo presidente Costa e Silva, sendo hoje considerado um atentado à liberdade. Citando apenas alguns dos acontecimentos.


imagem google

Em virtude de tantos acontecimentos ruins,  a cada ano o Papa é o responsável por escolher um tema para ser lembrado nesse dia tão especial, pois com o início do ano renovam-se as esperanças de uma vida melhor para todos os povos, alertando-nos com temas que promovam a paz, porque sem ela, é consenso, não há justiça.

Leia aqui, a mensagem de Sua Santidade, para o 1º dia mundial da paz.

Em sua 45ª edição, o tema definido pelo Papa Bento XVI para 1º/01/2012 será "educar os jovens para a justiça e a paz" e clicando aqui você pode ler a mensagem na íntegra.



Paz e Bem!
Aurea

Nenhum comentário:

Postar um comentário