07 janeiro 2012

Medidas radicais


Quase metade das crianças faz dieta porque tem medo de sofrer bullying, revela estudo

um quarto dos pesquisados já acessou sites sobre anorexia

Por Renata Demôro
O medo de agressões físicas e verbais nas escolas, por conta do excesso de peso, pode estar modificando o comportamento alimentar de crianças. Recém divulgada, pesquisa inglesa mostra que 45% das crianças com idade entre 11 e 13 anos já fizeram dieta para evitar o bullying, já que se consideram acima do peso.

Mais de 70% se pesa com frequência
Realizado pela OnePoll e Youngpoll, empresas de pesquisa online, o estudo analisou os hábitos alimentares de 1500 crianças e jovens, com idades entre 7 e 18 anos. Os resultados mostram que 61% das crianças de 11 a 13 anos dizem ter preocupação com o peso. Nesta faixa etária, 77% afirmaram se pesar frequentemente, 45% já fez dieta e 44% sofreu bullying por causa do peso.

Entre as crianças menores de 10 anos, 40% se consideram acima do peso e cerca de um quarto já fez dieta para emagrecer. De todas as crianças analisadas, uma em cada sete afirmou seguir uma dieta constante, mais de um quarto já visitou sites de apologia a anorexia e cerca de 16% acreditam que irão perder o peso extra com a ajuda de laxantes. Metade de todas as meninas entrevistadas afirmou querer vestir tamanho 36 ou menos quando estiver mais velha.

Medo do excesso de peso leva crianças a medidas consideradas radicais
Na Inglaterra, onde a pesquisa foi realizada, a obesidade infantil é uma realidade que preocupa os órgãos de saúde. Por lá, uma em cada sete meninas e um em cada seis meninos já é obeso. No entanto, a pesquisa mostra que as crianças estão buscando medidas extremas para eliminar o peso extra, o que poderia acontecer de forma mais natural, incluindo exercícios físicos e cortando o excesso de guloseimas da rotina.

No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sugerem que os casos de obesidade quadruplicaram nos últimos anos, entre as crianças de 5 a 9 anos. Os números indicam que a 16,6% dos meninos e 11,8% meninas nessa faixa etária estão muito acima do peso considerado saudável.
Copiado do site da  GNT

Não é de deixar qualquer um louco? 
O que estamos fazendo com as nossas crianças?

Beijos!
Aurea

Nenhum comentário:

Postar um comentário